sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Um tema um pouco diferente...


Pietá inacabada de Michelangelo Buonarroti, Florença (Agosto, 2007)





Para mim não existe forma de arte, além da fotografia, OBVIAMENTE, com mais fascínio que a escultura. A forma como o artista consegue olhar para um bloco de mármore e imagina algo mais é extraordinário. Como consegue tornar esse fruto da sua imaginação em algo tão real, de facto, transcende-me! Muitos foram os artistas que o fizeram de forma exemplar, contudo, confesso, nenhum consegue cortar-me a respiração como o faz Michelangelo! A perfeição da sua arte, quer na forma tridimensional, ou através da sua (considerada) obra prima (Capela Sistina), paralisa-me, podendo ficar horas a observar cada ínfimo pormenor, encontrando sempre um detalhe mais perfeito e surpreendente a cada olhar. Mesmo esta obra, incompleta, é demonstração da arte desse Génio Renascentista, e podemos apenas lamentar que, num acesso de fraca auto-confiança, o artista a tenha destruído e deixado de lado. No entanto, deixou para os nossos dias, um exemplo do seu trabalho, já que as diferentes texturas da peça (pouco perceptíveis na fotografia) permitem compreender as diversas etapas porque passa a transformação de uma simples peça de mármore, numa obra eterna...

1 comentário:

Vasco Gaspar disse...

"A peça sempre esteve lá [dentro do bloco de mármore]. Apenas me limitei a tirar o excedente"

Não me lembro se foi o Michelangelo, mas caso não tenha sido, foi um conterrâneo dele...

Bjs

ps:
alguma razão para teres posto o texto em windings? :)